6 de fevereiro de 2008

Reforma do Pensamento _ Pensamento Complexo



Segundo Pascal para conhecer as partes é necessário conhecer o todo em que se situam, e para conhecer o todo, faz-se necessário conhecer as partes que o compõe. Seguindo essa linha, O PENSAMENTO COMPLEXO, dá grande importância ao contexto, pois ele interfere tanto no significado de uma palavra, quanto em eventos mais complexos.
O pensamento complexo consiste basicamente no abandono do reducionismo, essa mania da sociedade ocidental de sempre reduzir, ao invés disso, o pensamento complexo busca unir, contextualizar e globalizar, para distinguir, ao invés de separar e aceitar a incerteza que envolve nosso presente e futuro.


O ser humano em si é complexo. E autônomo, mas depende do meio para exercer sua autonomia; é produto e produtor da sociedade; é unidade ( aspecto biológico) e diversidade ( aspecto cultural), vive em um mundo globalizado (uno) e precisa preservar sua diversidade (multi). Dessa forma, nessa forma de pensamento palavras contrárias se complementam para entrender o ser humano e suas relações com a complexidade necessária. Além do mais fazemos parte da sociedade e esta, através da cultura, da linguagem e das normas que carregamos conosco, está dentro de nós. OU SEJA, SOMOS A PARTE E O TODO SIMULTANEAMENTE!

Segundo o sociólogo francês, Edgar Morin, existem alguns princípios básicos para entendermos melhor a complexidade: o pensamento complexo não expulsa a certeza com a incerteza, nem a separação com a inseparabilidade, mas preza a circularidade entre ambas, assim como entre todas as dicotomias criadas pelo pensamento moderno (o bem e o mau, o certo e o errado, a mente e o corpo).Também não defende o abandono de princípios de ordem, de separabilidade e de lógica, mas busca integrá-los a favor de uma dialógica e de repor as partes da totalidade.

Pensar de maneira complexa é de grande relevância para uma melhor apropriação do conhecimento. Devemos abandonar a visão reducionista e assim assumir que o todo é mais significante do que as partes. Especialmente ao se pensar em ser humano que é histórico e vive em movimento, transformações e em relação com o meio. Por isso a necessiade urgente de uma reforma do pensamento, de deixar de compartimentar o conhecimento, de assumir que quando falamos em sociedade, falamos de nós, dos nossos problemas, da nossa realidade e das nossas incertezas, e que o mundo não é apenas suas dimensões - política, ecônomica, social - é um todo, um conjunto que uma vez compartimentado deixa de ser mundo.

15 comentários:

Duda disse...

Eu penso assim quando estou cuidando dos meus pacientes. Penso nele como um todo e não como um segmento a ser tratado!

;*

Unknown disse...

Muito bom texto e complexo também.

Sem dúvida devemos pensar num todo, afinal tudo se completa. Uma vez que deixemos algo de lado, nada será completo.

http://maynabuco.blogspot.com

Unknown disse...

Já tinha passado por aqui...rsrsr
Só para responder...o poema é meu sim, como todos os que estão lá. Obrigada pelo comentário.
Visite-me quando quiser...rsrs
Bjs!
http://maynabuco.blogspot.com

Anônimo disse...

Hum, escuta este post é ótimo, muito reflexivo, bom pelo menos pra mim, genial na parte que você fala que o homem é autônomo mais necessita do meio pra exercer essa autonomia.

Marcos disse...

Bem bacana o texto!
E como eu te disse, o pensamento complexo é meio complexo mesmo! huahauaaaaa
Embora tentemos sempre pô-lo em vigor, é meio difícil abandonar o pensamento reducionosta...
Gostei quando você disse que somos, ao mesmo tempo, a parte e o todo! Toatalmente verídico...
Sou fã desse blog (puxa-saquismo!)!
kkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom, futura Dra. Adrianna (com dois "n", que é mais chique!).
rsrrsrsrrrs

Camila Libanori disse...

Muito bom o blog!
Ahhh eu amo as coisas complexas, quanto maior o desafio maior a vontade de vence-lo, coisas fáceis não tem graça!
bjO!

Marina disse...

Complexo esse "Pensamento Complexo" hein? Bom, eu acho que o que podemos colocar no nosso dia a dia sobre isso, é pensar que sendo cada um de nós parte de um todo, cada coisa que fizermos afetará o próximo de alguma forma.

Beijo

Johny Farias disse...

Enquanto não pensarmos como um todo, o único, sempre será só.
E continuaremos a morrer na praia.
O homem é autônomo até que
apareça outro homem. (rs)

Vi que gosta do Eça, ótimo
gosto, moro na cidade onde
ele nasceu, em 1845.

Gostei do blog, voltarei
mais vezes por aqui.

Beijo's

NKRigotti disse...

penso como um todo para falar que gostei do blog
uasHUASauS
^^
continue assim

FALSA REALIDADE disse...

penso da mesma forma, te aguardo no meu blog

www.falsarealidade.blogspot.com

Ricardo Cazarino disse...

Olá, poxa, claro que pode...é um honra!
Bjs

Johny Farias disse...

Obrigado, que bom que gostou,
sendo mulher a minha intenção
era essa mesmo, posso te linkar?

Luilton disse...

O complicado é nos conscientizarmos disso.

Mas veja só... se todos agissem como pensando no todo, o mundo seria maravilhoso, no entanto contradiria o que diz no próprio post sobre a circularidade de pensamentos, não acha? O pensamento seria UNO... o CERTO era pensar como o todo.

É mais fácil entender que o mundo é uma constante evolução e que temos que estar preparados para as surpresas, negativas ou positivas nós mesmo causamos. :)

Beijos.

Petra Constantino disse...

Engraçado... Sempre penso no uno e nas partes, e é justamente assim que tento compreendr o mundo. Mas não o faço como Pascal. Quando penso nas partes e no todo, penso nas funções das diversas parte e de como fazem funcionar o todo. Talvez seja um pensamente mais estruturalista... Mas trancende ao estruturalismo na medida em que essas relações não me parecem lineares, cartesianas... Sou impulsionada a crer numa verdade de muitas faces a partir da diversidade de pontos de vista. Parabéns pela relevância do Blog!

Anônimo disse...

Show...Adorei
Passa no meu

http://senhoritah.style.zip.net

E participa da votacao que ta rolando...

http://senhoritah.style.zip.net