15 de fevereiro de 2008

Banalização de cirúrgias plásticas

Das 700 mil intervenções feitas no Brasil em 2006, 15% eram em adolescentes.
A faixa de 18 a 24 anos é a que mais tem aumentado. É uma faixa etária com maior poder de convencimento”, observa Osvaldo Saldanha, presidente da SBCP. “Não se pode banalizar a cirurgia plástica. Isso é um perigo. Os riscos cirúrgicos são os mesmos de qualquer outra cirurgia”, alerta o cirurgião Ivo Pitanguy.
Outro fator, segundo uma reportagem divulgada no site da Globo (www.globo.com), para tal banalização é o folgado parcelamento das cirúrgias, que propiciam às pessoas com menores condições financeiras realizar aquelas "pequenas" correções que as faziam tão infelizes.
Nos últimos anos a busca pela imagem perfeita tem feito com que cada vez mais jovens recorram a cirúrgias plásticas sem considerar os riscos que taiscirúrgias representam. Não é um fato estranho essa banalização de cirúrgias plásticas uma vez que a mídia em geral supervaloriza o corpo. Dita o que é feio ou bonito, se se deve ser magro ou gordo, popular ou introvertido, claro que os primeiros destas dualidades são em demasia valorizados.
Como os adolescentes iriam reagir a toda essa pressão se tudo o que eles querem nesta faixa etária, na maioria das vezes, até inconscientemente, é ser aceito, é ser popular, é ser bonito?? Poucos são os que tem uma personalidade formada e não se deixam influenciar por essa massificação da cultura de valorização da imagem, ou pelo menos a influência é em menor intensidade.Claro que a preocupação com o corpo, faz com que, não só os jovens mas todos que se preocupam em demasiado com a imagem, se esqueçam de se enriquecer culturalmente. Aí nos deparamos mais uma vez com a famosa dualidade Corpo X Mente.
É díficil dizer que este é um fenômeno passageiro, quando o que vemos parece irreversível. O crescimento desmedido nas estatísticas relacionadas ao culto de valorização da estética é uma prova de que essa super-valorização do corpo precisa ser freada rapidamente, antes que as pessoas percam suas formas naturais, suas expressões faciais e acabem ficando tão artificial quanto uma boneca de plástico. O lindo nos seres humanos são as diferenças que encontramos em cada um, sejam elas físicas ou psicológicas.

19 comentários:

Ricardo Cazarino disse...

Olá, como vai. Agradeço por linkar meu blog, es sempre bem vinda!
Sobre o post, tem razão, hoje em dia, essa busca e visão do corpo perfeito é um perigo para os jovens. Texto bem argumentado!
Bj

Luilton disse...

a angela bismark já fez tanta que pra fazer cocô ela precisa dar risada..


:)
abração.

Unknown disse...

Muito bom...Hj a cirugia plástica passou a ser mais acessivél a todos..com prestações de 20vezes e etc....e os jovens cada dia mais procuram seresm aceito a sociedade que tem um certo padrão de beleza!!..Muito bom, gostie de seus textos!!!

São palavras... disse...

Todo mundo hoje quer ficar bonito, mas de maneira imediata e conclusiva.
Infelizmente esses 15% estão entre jovens.


P.s- Obrigada pelo seu comentário!
visite-me sempre.

Abraço

JP Maia disse...

muito bom seu blog...

esse negocio de corpo perfeirto faz masi parte do grupo das mulheres e é preocupante...

Fred Schubert disse...

é realmente o que é bonito no ser humano são as diferenças se todo mundo ficar igual , vai ser muito chato, imagina ver sempre o mesmo tipo de rosto o mesmo tipo de corpo.eu acho que as cirurgias ~´o deviam poder ser praticadas em casos que seja realmente muito necessário

Tiago Cardoso disse...

Essa eh uma questão q tende a se evidenciar cada vez mais em função das novas tecnicas q vão surgindo.

Axo q essa banalização deve ser repensada.

Vlw!!!

http://www.jukeboxmix.blogspot.com/

Ariana Coimbra disse...

Blog bem interessante!
Assuntos variados, inteligentes!

E concordo com vc sobre essa visão que o mundo criou sobre o " corpo perfeito"

Belo post!

Beijão*

Anônimo disse...

Nossa essas adolescentes estão loucas, acho o cumulo do absurdo a situação que a cirurgia chegou, uma coisa que na minha opinião deveria ser só para quem necesitasse por saúde e nunca por estética.

Bjs

O Profeta disse...

A melodia do teu canto reverbera no tempo
A lonjura é o momento do abraço
O teu sorriso chegou ao meu silêncio
Solta palavra doce no espaço



Uma torrente de emoções espera-te


Bom domingo



Doce beijo

Daniel Augusto disse...

hum...a grande modificação da aparencia pessoal pode tornar o individuo cada vez mais impessoal...principalmente quando se trata de adolescentes com carater em formação.

^^'

bye

cultive suas rugas!

Anônimo disse...

As pessoas mudam de aparencia porque não se gostam do jeito que são, são insatisfeitas fisicamente, porem isto remete a uma nã aceitação das outras qualidades que elas vão vêem em sí mesmas que são deixadas de lado e enaltecidas apenas suas fraquesas e defeitos.
Passa no meu cantinho e participa da divulgação da minha campanha em prol da Casa Mae Abigail. É nobre e vale a pena. http://rabiscancia.blogspot.com/
Becitos..

Johny Farias disse...

Os corpos são perfeitos, são moldes de Deuses, acho prepotência da ciência se meter nisso.

Beijo's

Dicas disse...

sou feio mais sou feliz!!! heheh

beijos!

Ronny Ventura disse...

Caracas ri muito da montagem da Monalisa... Rsrsrs

gostei do seu texto.

Relamente a superficialidade tem ganho a vida de muita gente nos dias atuais, ainda mais dos jovens!

Sou de Brasilia tbm!

Abração!

Thiago! disse...

eu num dou valor a mulher que faz cirurgia plastica,nem tão pouco homem...
se a baixo-estima deles está lá em cima eles tem que achar outro modo de mudar isso...

naum fazendo a cirurgia!!
^^

Marcos disse...

Sinceramente?
Acho que se a pessoa tem discernimento e dinheiro pra bancar uma cirúrgia plástica é o que ela tem de fazer se for o que realmente ela deseja! Não vejo probema em tentar melhorar no que a natureza não ajudou! rsrs
Me desculpe amiguinha, mas pelanca, flacidez e cabelos brancos só têm charme na poesia!!! Eu, patirculamente, me encherei de plástica quando eu começar a ficar um velho babão e caído!
E quanto aos jovens que usam a cirúrgia plástica para fins estéticos também não vejo problema nenhum! É claro que a mídia é responsável por esse surto de "beleza artificial" que deixa a sociedade do consumo mais fútil do que ela já é! Hoje todo mundo quer ter os peitos da Juliana Paes, a boca da Anjelina Jolie ou os dentes do Gianechini, mas covenhamos que um mundo cheio de Julianas Paes, Anjelinas Jolie e Gianechinis não seria tão ruim!
E é melhor um mundo cheio Barbies e Kens do que um cheio de Chucks!
kkkkkkkkkkkkkk

Paulo Roberto disse...

É fogo esse padrão que tentam passar...
Imaginem quantas pessoas sofrem por não tê-lo...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu quero meu nariz mais afilado!

ai ai ai ai

Jaime Guimarães disse...

É um espetáculo narcisista.

Interessante o quanto as pessoas se esforçam e submetem-se a técnicas estranhas para ficarem mais "bonitas" externamente e não trabalham suas ansiedades, seus medos ( inclusive de envelhecer), sua autonomia ( inclusive em se aceitar como é)...

Mas, como diria aquele comercial, "imagem é tudo". E muitos seguem isso ao pé da letra.