10 de fevereiro de 2008

O VERGONHOSO Sistema Penitenciário Brasileiro

Mais uma vez tomamos conhecimento de uma jovem presa em companhia de homens. Desta vez ela, a adolescente de 14 anos, dividia a cela com outras mulheres. Mas mesmo assim na companhia de homens, cerca de 110 para uma cadeia com capacidade para 45 presos. Mesmo se fossem só mulheres já estava errado, pois segundo a lei ela deveria estar num local especial, próprio pra receber crianças em conflito com a justiça, e este local com certeza não é numa cadeia cheia de bandidos com todos os tipos de crimes em suas fichas criminais.

A jovem que foi presa na cidade de Planaltina de Goiás acusada de tentar furtar uma drogaria com o namorado.Mas esses não é o primeiro caso de adolescente presa juntamente com homens. Em novembro do ano passado, uma adolescente de 15 anos foi encontrada presa junto com 20 homens numa cela num presídio de Abaetetuba, no Pará. O fato chocou o país, derrubando inclusive três autoridades do Estado, entre eles a Secretária de Segurança Pública, Vera Lúcia Tavares que teve a honradez de afirmar que a menina provocava sexualmente os presos. Linda ela! Quer dizer que isso jsutifica o fato de ela ter sido forçado, inclusive por policiais, a manter relações sexuais com diversos presos?E ameaçada de morte, segundo a adolescente, caso contasse a alguém o ocorrido?COM CERTEZA PARA ELA JUSTIFICA! PALHAÇADA!

Não é de hoje que o sistema penintenciário brasileiro é uma vergonha. Um sistema totalmente falido. Um buraco qualquer onde se misturam todos os tipos de criminosos e onde não há a menor preocupação com aquele que seria o objetivo principal de uma penitenciária: REEDUCAR OS PRESOS PARA PERMITIR QUE ESTES TENHAM CAPACIDADE DE SE REINTEGRAR A SOCIEDADE! Puxa! Parece uma utopia. E o é. O que sabemos é que os presidiários saem da cadeia pior do que quando entraram. Mais especializados e agora em diversos tipos de crimes. Afinal, como poderia ser diferente se colocam numa mesma cela aquele que furtou uma loja e aquele que estuprou e matou uma menina. PUXA QUE COERÊNCIA PARA UM SISTEMA QUE DEVERIA BUSCAR CORRIGIR, REEDUCAR E CURAR, segundo o sociólogo Michael Foucault.

"Ah, mas o importante é que os criminosos não ficam soltos pelas ruas!" Pior é que ficam, inclusive o da pior espécie, aqueles de colarinho branco!

"E quando os gozos do portão penitenciário giram, para restituir à vida aquele que é tido como regenerado, o que em verdade sucede, é que sai da prisão o rebotalho de um homem, o fantasma de uma existência, que vai arrastar, para o resto de seus dias, as cadeias pesadas das enfermidades que adquiriu na enxovia, nessa enxovia para onde foi mandado para se corrigir e onde, ao invés disso, adestrou-se na delinqüência, encheu a alma de ódio e perverteu-se sexualmente”.

9 comentários:

Vando Pereira Araújo disse...

Não tente me entender, se nem eu mesma posso me compreender. Apenas caminho e tiro de cada gota de vida o que preciso para viver.


Parabens pela frase gostei.

Camila Passatuto disse...

o assunto violência é quase tão chato qto política, todo mundo sabe dos podres, todo mundo sabe que nossa grana é utilizada para manter tudo isso. Os verdadeiros presos nessa situação somos nós, estamos de mãos atadas.

Marcos disse...

Esses assuntos que às vezes vêm a tona não nos surpreendem mais. Porém, e impossível não ficar chocado com o desrespeito aos direitos humanos que acontece no sistema prisional do Brasil. As cadeias brasileiras são verdadeiras universidades do crime! Lá, o sujeito entra ladrão de quitanda e sai assassino, estuprador, traficante, etc.

O Frango... ® disse...

Opa...
foi mal, não li seu texto ainda, mas prometo que, quando tiver um tempinho, vou passar e ler...
passei só pra agrader a "linkagem"
uahauahuaha

vlw mesmo... vou continuar postando meus textos por lá sempre que puder... continua passando por lá
b-jin

Liz / Falando de tudo! disse...

Nossa a gente ouve cada absurdo que as vezes demora a acreditar!
Tudo funciona mal no Brasil, infelizmente o sistema presidiario "nem funciona", entao chegamos a essas barbaridades!!
te deixo um carinho e um obrigado por visitar meu cantinho!

Luilton disse...

é uma vergonha..

pra lhe descontrair um pouco... certa vez prenderam um homem numa cela de com 30 mulheres.. uma outra vergonha....:)

olha, não esquenta, enquanto o mundo não perceber que nem todas as pessoas merecem conviver com pessoas boas, essas coisas e coisas piores vão continuar acontecendo.

abração.

Johny Farias disse...

Enquanto esses gorilas estiverem
no poder, a coisa não muda.
Não é atoa que sou anaquista, e gostei muito de ler isso aqui,
pena desses mulheres nesse sistema
de loucos. Se vai melhorar? Não sei
Mas ou o povo faz alguma coisa
ou a coisa não muda, tô certo?

Beijo's

Anônimo disse...

existem milhões de manieras de mudar isso, mas todas essas passam pela vontade dos poderes politicos...

acredito que o Brasil, como tantas vezes fez, espera o caos pra pensar no assunto...

Joaninha Elétrica disse...

Verdade: o sistema penitenciário brasileiro é uma merda. Já fui a muitos presídios aqui no sul e tenho a nítida impressão que por pior que sejam, ainda conseguem ser melhores que uma boa percela dos do resto do país. Quanto a menina fricar presa com detentos é inexplicável, tanto por ser menor quanto por ser mulher. O que aconteceu foi ridículo e é nessas horas que eu até sou a favor da pena de tornura, mas infelizmente a coisa não funciona assim.

Só uma coisinha que não posso deixar de apontar: estupradores não ficam na mesma cela que outros detentos porque senão eles não duram uma semana lá. Não é uma má idéia, mas não se faz isso. Pelo menos é essa a realidade do Rio Grande do Sul e creio que seja a da maioria do país. Até entre bandidos esse crime não se perdoa.

Que o sistema prisional brasileiro precisa mudar é um fato. O problema é interesse nisso, pois aqueles que poderiam mudar não tem a menor vontade de fazê-lo.

A reincidência por aqui é cerca de 70%. Ou seja, 70% do que sai do presídio, logo volta. Mas aí já é outro debate.

Abraços