10 de maio de 2010

Por que é tão difícil mudar ou melhor querer mudar?


Conviver com pessoas que colocam os seus defeitos como aspectos naturalizados, que não podem mudar, mesmo que quisessem, não é nada fácil. Ouvir a pessoa dizer: "Eu sou assim, é meu jeito, não vou mudar", me enche o saco.

A vontade que eu tenho é de sacudir essa pessoa, dizer acorda, deixa de ser acomodada, não exite isso de SOU ASSIM, É MEU JEITO. É fácil atribuir os defeitos aos aspectos involutários da natureza, é só abstrair-se das responsabilidades dos próprios atos. Enquanto, que simultaneamente, gosta de criticar as pessoas, alimentar estereótipos do que é certo ou errado (claro que a partir daquilo que acredita ser certo ou errado), e abre a boca para dizer que é sincera, qua fala tudo o que vem a cabeça, NÃO FALA NÃO. Só fala o que lhe convém, e nas costas fala o que pensa. MAS PARA A PESSOA ISSO É UMA QUALIDADE: ser sincera. SE FOSSE, SIM.

O pior é, toda vez que eu perco a paciencia, que o sangue de barata deixa de circular, a primeira coisa que ouço é: "nesses momentos tem que ficar quieta, deixar ela falar/fazer, para não dá razão". Ah, cansa...se ela quer razão, eu dou. Se quer me culpabilizar, vai. Mas vê se dá um tempo às vezes.

Eu não sou como você, não quero ser como você, não tenho que apoiar tudo o que você fala ou faz, não tenho que ficar quieta sempre que você me magoa ou me atinge, não sou de ferro, sou humana, também tenho defeitos, e você tem a capacidade de aflorá-los.

E olha que eu tento, como tento. Eu me importo. Eu gosto de você, algumas vezes. Não sou difícil de conquistar. Mas não tenho facilidade em adular e nem sempre consigo ou quero relevar.